O que é?
Praticamente todo corredor já sentiu aquela dor na "canela" durante ou após a corrida, certo? Pois bem, conhecida como "canelite" e cujo nome correto é periostite medial da tíbia, é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, causada por alguns problemas na mecânica da corrida como:
▪ Aumento repentino do volume ou intensidade de treinos de corrida;
▪ Prática de esporte (não apenas a corrida como cross fit, hiit, saltos, etc) em terrenos muito rígidos;
▪ Uso de calçados inadequados;
▪ Pronação excessiva do tornozelo;
▪ Falta de fortalecimento muscular localizado.
O músculo tibial anterior é o responsável por estender o pé durante a corrida. Sem sua ação o pé ficaria caído, quase arrastando no chão. A dor nesse músculo significa que ele está tendo que gerar mais força do é capaz ou realizando movimentos excessivos. Também, se você ignorar a dor e manter os treinos aumentando volume e/ou intensidade poderá gerar uma fratura por stress óssea, na qual terá que parar completamente os treinos por tempo indeterminado e realizar o tratamento adequado.
Como prevenir?
O uso de meia de compressão durante os treinos mais longos e intensos pode ser uma alternativa. No entanto, será o trabalho de fortalecimento muscular e flexibilidade que minimizará de fato o risco deste desconforto.
Abaixo seguem fotos em meu jardim de opções de fortalecimento do músculo tibial anterior e medial.
Exercício 1:
Com uma caneleira presa em cada um dos pés faça, em pé ou sentado, o movimento de flexão e extensão do pé. Realize 3 séries de 20 repetições.
Exercício 2:
Em pé, apoiado na perna lesada e com esse joelho ligeiramente dobrado, mantenha a posição o mais estável possível durante 30 segundos ou mais ("aviãozinho").
Espero que as dicas tenham sido úteis a vocês, precisando de mais dicas e tendo mais dúvidas comente no post da nossa página do facebook ou envie email para andrea@equipedellas.com.br! Fortalecimento faz parte do treino auxilia diretamente em sua performance de corrida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário