sábado, 27 de junho de 2015

Fazer exercício em jejum emagrece?



Muito comum às pessoas afirmarem que passam longos períodos sem se alimentar visando reduzir gordura corporal, ou seja, emagrecer. Ao contrário do que se imagina, este comportamento faz com que nosso organismo comprometa as proteínas do corpo, preservando a gordura corporal. Além disso, alguns crédulos dessa prática usam esta manobra antecipando a atividade física, o que aumenta o risco a saúde. Vocês conseguem imaginar o por quê?Vamos começar com o conceito de jejum, trata-se de uma manobra alimentar que ocorre rotineiramente em nossa alimentação, principalmente no período noturno.  Este período denominado de jejum "overnight" ou jejum noturno favorece a ingestão de alimentos, principalmente os ricos em carboidratos logo pela manhã. Isto ocorre, pois ao dormirmos nossa demanda energética do sistema nervoso central é mantida com as reservas hepáticas. Estas por sua vez amanhecem bastante comprometidas. Imagine então o que ocorre quando ao acordarmos e ao invés de fazer uma refeição com alimentos ricos em carboidratos colocamos um calção, tênis e camiseta e saímos realizando um exercício intenso ou prolongado. Nessa situação onde as reservas estão comprometidas, ao contrairmos a musculatura teremos como conseqüência a redução da glicose sanguínea à concentrações muito baixas. Esta manobra pode resultar em perda momentânea da consciência e pode ainda ter conseqüências mais graves.
Estudos recentes mostram que esse jejum não prejudica exercícios de força ou aeróbios de até 2 horas de duração. Parece ainda otimizar algumas das adaptações ao treinamento aeróbio, levando à maior capacidade oxidativa do músculo, particularmente em relação a oxidação de gordura durante o exercício. Teoricamente, tal resposta deve ser benéfica para o desempenho, uma vez que ao utilizar mais gordura como fonte energética há maior potencial de preservação de glicogênio muscular. Contudo, os poucos estudos ainda falham em demonstrar melhor desempenho físico após essa prática.

O fato é que muitas pessoas não gostam ou preferem não se alimentar antes de fazer exercício logo pela manhã pois experimentam algum desconforto gastrointestinal afinal, para muitos, não há muito tempo entre o café da manhã e o exercício pela manhã.  Por outro lado, outras pessoas fazem questão de comer “alguma coisinha” antes do exercício. 

Logo, o ideal é que essa escolha seja feita de acordo com a preferência e tolerância de cada um! 

Saiba mais em: http://www.cienciainforma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário