segunda-feira, 27 de abril de 2015

Qual seu tipo de pisada?

Depois do texto sobre tênis, agora vou explicar os tipos de pisada existentes. Acredito que você já teve dúvida na hora de comprar um tênis de corrida, não é? Hoje em dia existem inúmeros tipos de tênis e diferentes tipos de testes a serem realizados para saber qual o calçado ideal. Preparei algumas dicas abaixo para você poder ficar mais atento na hora da comprar ou também para testar se o  seu atual tênis é o melhor para o seu tipo de pisada.
De acordo com pesquisas de diversas universidades renomadas, o tipo de pisada tem ligação direta com possíveis lesões no quadril, joelho, tornozelo e pé. A pronação e a supinação se originam em uma articulação próxima ao calcanhar (retropé). Daí a importância de se conhecer o seu tipo de pisada e o calçado que melhor a corrige. E aí, você sabe qual o seu tipo de pisada, ou seja, qual a forma que o peso do seu corpo é distribuído pelo pé?

Pisada em pronação: o peso do corpo se concentra na parte externa do pé. A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Durante a corrida ou caminhada, nosso tornozelo realiza o movimento da pronação durante um momento muito específico, conhecido como fase de meio contato com o solo. É durante esse processo que nosso peso corporal está sendo suportando inteiramente por um dos nossos pés.
Pisada em supinação: o peso do corpo se concentra na parte interna. A maioria das pessoas exibe esse tipo de movimento quando estão correndo, porém em graus diferentes. Alguns podem chegar ao extremo de inclinar o tornozelo para o lado oposto, como acontece na supinação.
Pesquisas mostram que corredores com pisada pronada e supinada também se beneficiam com tênis neutros. O problema está em alguém com pisada neutra que utilize um calçado para pé pronado ou supinado. Portanto, na dúvida e sem teste aposte em um tênis neutro. 

Abraços,

Andrea Vidal Dinoá
Referências: Hay, J. Biomecânica das técnicas desportivas. 2ª edição- Rio de Janeiro: Interamericana, 1981. Novacheck, T.F. The Biomechanics of Running. Gait Posture. v.7 n.1 p.77-95, 1998. Perl, D. P., Daod, A. I. and Lieberman, D. E. Effects of Footwear and Strike Type on Running Economy. Medicine Science Sports Exercise. v. 44, n. 7, p. 1335–1343, 2012.  Tartaruga, M.P.; Cadore, E.L.; Peyré-Tartaruga, L.A.; Ávila, A.V.; Kruel, L.F.M.Comparison of protocols for determining the subtalar joint angle. Acta Ortop Bras. 2010; 18(3):122-6.




Nenhum comentário:

Postar um comentário